top of page
Projeto para Concurso - Revitalização do Calçadão da Batista de Carvalho - Bauru
Quadras com pergolado e trepadeiras
Quadra da Resistência
Homenagem à "Esquina da Resistência"
Placas fotovoltaicas para geração de energia
Quadras com pergolado e trepadeiras
1/6
Nesta proposta de revitalização das sete quadras do calçadão da Batista de Carvalho, nossa equipe de concurso levou em consideração a situação pré-existente, a comunidade local e o contexto social e econômico da cidade de Bauru, bem como respeitou o orçamento previsto para a execução da obra conforme o referido edital de convocação.
Baseamos a proposta na constatação do nível de satisfação e expectativas dos usuários do calçadão (lojistas, consumidores, frequentadores, artistas, entre outros), através de entrevistas realizadas pelos integrantes de nossa equipe com os respectivos usuários.
Assim, pautamos nossa proposta em três premissas básicas:
1- eliminação ou, na impossibilidade, minimização dos pontos negativos
2 - melhoria e amplificação dos pontos reconhecidamente considerados positivos pelos usuários
3 - utilização do nosso conhecimento adquirido no exercício da profissão de Arquitetos, Urbanistas e Engenheiro Civil, dando nossa contribuição com soluções e proposições criativas, sustentáveis, econômicas e tecnológicas no sentido de trazer uma experiência segura e agradável aos usuários, tornando o espaço em questão mais atrativo, belo, confortável, inclusivo e seguro.
PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA
Utilizamos os arcos centrais descobertos de cada quadra para sempre trazer à tona um “tema” de intervenção. Nas quadras 01, 04 e 07 os arcos centrais são cobertos com uma estrutura metálica cuja função é sustentar uma vegetação trepadeira, proporcionando área sombreada.
Na quadra 02 celebramos a memória da “Rua dos Esquecidos” - como costumava ser conhecida a Batista de Carvalho em uma época em que não recebia recursos para manutenção - evidenciando em sua estrutura central equipamentos de lazer que contemplassem as crianças e também seus acompanhantes.
Nas quadras 03 e 06 serão instaladas estruturas metálicas onde serão parafusadas placas de geração de energia fotovoltaica, cuja função é gerar energia para tomadas que serão dispostas juntamente a um conjunto de bancos.
Por fim, a quadra 05 reverencia a “Esquina da Resistência” (nome popular dado ao cruzamento da rua Treze de Maio com a Batista de Carvalho desde um acontecimento histórico durante uma manifestação de luta pelos direitos dos negros), reconhecendo o Calçadão como local por onde já passaram e passam diversos movimentos de luta e de reivindicação por direitos.
Mobiliário urbano
Bancos modulares
Mobiliário urbano
1/2
Este projeto foi selecionado como mais votado por júri popular e está aguardando premiação a ser concedida pela Prefeitura Municipal de Bauru.
Para saber mais detalhes sobre o projeto, entre em contato!
bottom of page