Edifício Passarela
Trabalho Final de Graduação dedicado a um projeto de habitação social para a cidade de Bauru, buscando conferir o máximo de qualidade espacial interna aos apartamentos a um projeto que busca se diferenciar dos empreendimentos de habitação que são implementados na cidade de Bauru. O layout interno foi trabalhado visando os espaços necessários para que as atividades possam se desenvolver com conforto dentro da unidade de moradia, aliando-se à proposição de alguns mobiliários específicos que otimizassem os espaços internos e de circulação; e que pudessem ser produzidos em larga escala.
Foram adotadas três tipologias de habitação, de dois ou três dormitórios, que carregavam em sua proposta de layout, as soluções de mobiliário adotadas.
Uma delas é um móvel de dupla função, que agrega em uma de suas faces o sofá e em outra, a estante-escrivaninha, funcionando como um separador entre esses dois espaços diferentes, e evitando a necessidade de um elemento a mais de vedação que ocupasse espaço interno desnecessário. Também foi proposta uma porta que "aciona" a área de serviço quando aberta, e veda esse espaço visualmente indesejável, ou seja, a área de serviço tem um espaço mínimo, sem espaço de circulação dedicado a ela, e só funciona quando este painel - que possui uma tábua de passar embutida e penduradores - está aberta para a varanda.
O último mobiliário proposto foi a mesa que assume múltiplas configurações e tamanhos, que em seu tamanho mínimo atende às necessidades do dia-a-dia de usos rápidos mas que pode ser estendida para uso por mais pessoas, e também assume uma configuração mais próxima do quadrado, se estendendo em direção à varanda pra usos de lazer.
Para manter as unidades habitacionais com um afastamento que permitisse uma boa ventilação e entrada de luz pelo átrio, descaracterizasse a ideia de "aglomeração", muito comum nos edifícios de habitação social, foram utilizadas passarelas metálicas para a circulação horizontal em cada pavimento, e mantido um núcleo central de circulação vertical, com as unidadeshabitacionais organizadas em volta desse núcleo. O edifício conta com seis pavimentos, sendo um térreo que abriga a garagem e dois espaços comerciais, além do acesso de pedestres, separado do acesso de veículos.