top of page
Chalés em madeira e parede de taipa - São Gonçalo do Rio das Pedras
Projeto de chalés voltados para curta e média permanência, a serem construídos em um lote na cidade de São Gonçalo de Rio das Pedras, Minas Gerais.
O projeto abarcou um estudo permacultural da área, levantando aspectos topográficos, variedade e massas de vegetação, fauna, recursos hídricos e de drenagem, para delimitar zonas de ocupação que possibilitassem a ocupação humana de modo integrado com o desenvolvimento sustentável da área.
As diretrizes de projeto contemplam um desenho arquitetônico e paisagístico orgânico, orientados por princípios da arquitetura antroposófica, e com uso de materiais encontrados na região e predominantemente de uso renovável. O resultado das tipologias são habitações que diferenciam-se da ortogonalidade tradicional, honrando a natureza em sua variabilidade e organicidade, e preservando um aspecto visual que concordasse com seu entorno: rural, com vias de terra e uma vegetação preponderante!
Foram elaboradas três tipologias para implementação de sete unidades de habitação. Cada tipo apresenta características próprias de ocupação, destinadas a permanência curta e média para os menores tipos (01 e 02), e média a longa para o maior tipo (03). Os tipos 01 e 02 tem seus dormitórios em mezanino, e a tipologia 03 é engloba um projeto acessível, adequado também para pessoas com mobilidade reduzida.
JBF_PORTFOLIO_4
JBF_PORTFOLIO_3
JBF_PORTFOLIO_7
JBF_PORTFOLIO_4
1/5
1/2
bottom of page